Pacientes

Medicamentos MIP

Medicamento de venda livre, Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) ou Over-the-Counter (sobre o balcão), em inglês (OTC) são os nomes que se dão aos medicamentos que podem ser vendidos sem receita médica.

No Brasil, a legislação atual permite a venda desses medicamentos desde que fiquem atrás do balcão da farmácia ou drogaria, sem acesso direto pelo cliente, sendo necessária a solicitação ao farmacêutico ou balconista, para a devida orientação quanto a sua administração, interferências em exames laboratoriais, posologia, interações etc. Vender medicamentos pela internet só é possível com a existência de uma farmácia real, física, com um telefone de contato para a orientação do paciente pelo farmacêutico.

Os OTCs têm como objetivo tratar sintomas ou doenças leves, de forma rápida e econômica, sem a necessidade de procurar um médico, tendo a ocasional orientação do farmacêutico.

Todavia, a prática de automedicação exige também cuidados, para evitar riscos de intoxicação, interação medicamentos ao uso indevido. Além disso, idosos, gestantes e crianças são um grupo de risco de pacientes com relação à dose e contraindicação. Recomenda-se que esses grupos procurem um médico para avaliação na utilização de qualquer medicamento.